O que é o ransomware 'WanaCrypt0r 2.0' e porque é que este está a atacar a NHS?
Um enorme ataque informático mundial começou hoje e infectou várias organizações de alto nível em todo o mundo, incluindo o serviço de saúde nacional no Reino Unido, a NHS.
O ataque está a ser causado por um tipo malicioso de malware chamado ransomware, que encontrou o seu caminho por muitos computadores em todo o mundo e através do email espalhou-se pelas redes. O malware nega o acesso aos dados e mantém-nos no resgate até que uma quantia tenha sido paga via bitcoin.
WanaCrypt0r 2.0 atingiu a NHS no Reino Unido, fazendo com que os hospitais desviassem os pacientes de emergência, a Telefonica na Espanha, bem como computadores em toda a Rússia, Ucrânia e Taiwan, levando a computadores e informações a serem trancadas e à espera de um resgate.
O que é o Ransomware?
O Ransomware é um tipo de malware que nega o acesso a um computador ou aos seus dados e exige um resgate (dinheiro para liberá-lo). O dinheiro geralmente é em bitcoin e portanto não pode ser localizado.
Como é que o Ransomware funciona?
Quando um computador está infectado com o ransomware, este liga-se a um servidor para o activar e, em seguida, começa a encriptar os dados do computador infectado, enviando-o para o servidor. Uma vez que todos os ficheiros são encriptados, este apresenta uma mensagem no computador a pedir um pagamento para desencriptar os ficheiros - e ameaça eliminar caso não seja pago. Na maioria dos casos, um temporizador é usado para adicionar uma urgência.
Também se chama Wanna Decryptor 2.0, WCry 2, WannaCry 2 e Wanna Decryptor 2.
Quanto é o resgate solicitado?
WanaCrypt0r 2.0 está a pedir 0,1 bitcoin (cerca de US $ 177) para desbloquear o conteúdo dos computadores.